Com duas reuniões com negociações complexas, a proposta final da TIM foi apresentada e seguirá para assembleia. A Comissão Nacional considera que negociação se dá em cenário com inflação abaixo de 2%, porém em meio à conjuntura de desemprego alto. Um aumento de 2% nos salários seria imperceptível na renda mensal no final do ano, porém optou-se por um abono que ao contrário de experiências anteriores irá incorporar o INPC e na próxima data base o aumento será em cima do 1,73% do INPC deste ano. Pelo percentual do abono, está incluído aumento real de 1,09% em treze salários daqui a agosto de 2018. Em benefícios e salários indiretos o aumento real será maior.

 

 RESUMO DA PROPOSTA

· Para os empregados administrativos, a mesma antecipa a inflação do INPC que foi de 1,73% e acrescenta um ganho real, senão vejamos 1,73X 13 =  22.49 % de um salário.

 

Com um abono de 35% mais a inflação de agosto 2018, onde será incorporado o reajuste, a soma de 35+1,73= 36,73. Com a divisão do percentual acumulado de 36,73:13 salários = chega-se a 2.82 %, ou seja, além de ter a incorporação da inflação, a proposta apresenta um ganho real de 1,09% ao longo do período até a próxima data base;

 

·Para os trabalhadores de Call Center e Lojas o abono equivale a um salário integral da expressiva maioria, o que  em termos de ganho real representa um percentual considerável, com se vê a seguir:

 

Um salário = 100%  + 1,78: 13 salários = 7,82%, ou seja, um ganho real  de 6,09%,  para praticamente 50% da empresa. Nesse momento é como se estes trabalhadores recebessem a mais entre um 14º. Salário ou meio salário a mais dependendo da remuneração atual. Na avaliação da Comissão a proposta deve ser levada às assembleias dos trabalhadores, uma vez que quebra um paradigma de intransigência das demais operadoras que insistem em proposta abaixo do INPC o que é inaceitável.

 

OS BENEFÍCIOS

·VA/VR: reajuste de 1,80 %, portanto, acima do INPC

·Auxílio Creche: reajuste de 5%, passando para R$ 420

·Auxílio PCD: 6%, passando para R$ 700

 

Um importante ponto nas negociações é a manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo, pois, principalmente após a reforma trabalhista, as empresas tentam a todo custo retirar direitos. Garantir o que já conquistamos é demonstração de resistência e de força.

_________________________________________________________________________________________________________

E D I T A L D E C O N V O C A Ç Ã O

O Diretor Presidente do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORAS DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ - SINTTEL-CE, entidade constituída para coordenação, defesa e representação legal dos trabalhadores das empresas operadoras de serviços de telecomunicações, convoca, em atendimento ao estabelecido no artigo 57, itens c,e e artigo 31, §2º, letra a, do Estatuto, a todos os (as) trabalhadores (as) da TIM/INTELIG a comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no dia 14 de Novembro de 2017, a partir das 09h00m, em primeira convocação, e na falta de quórum mínimo estabelecido pelo estatuto social, meia hora após, em segunda convocação, com qualquer número, na Av. Barão de Studar, 2550 – Aldeota – Fortaleza-Ce, a fim de deliberarem a seguinte ordem do dia: 1- Discussão, apreciação e deliberação da Proposta para ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018; 2 – Outros assuntos correlatos.

 

09 de novembro de 2017

João Cézar Barbosa de Assis

Diretor Presidente do SINTTEL-CE

 
 

 
Veja mais
  • INFORME DA OI 3
  • Atenção para mais um novo número de contato do SINTTEL-CE
  • Oi pode ser vendida a operadora estatal chinesa
  • ENQUANTO VIVO DEMITE TRABALHADOR POR TER SE FILIADO, OPERADORAS TÊM LUCROS MILIONÁRIOS
  • Terra Sem Lei
  • A farsa digital
  •