A negociação do Acordo/PPR deste ano foi uma verdadeira peregrinação. Na segunda reunião, ocorrida em São Paulo, no dia 18/10, o avanço foi imperceptível. A empresa acrescentou apenas 0,11% à proposta de reajuste de salários e benefícios que havia feito na primeira reunião, chegando a 2,12%. Na ocasião o PPR 2018 teve resultado parcial apresentado pela empresa e o SINTTEL-CE convocou assembleia que negou a proposta.

Com os resultados negativos das assembleias de PPR, implantação de novo modelo de Plano de Saúde com pouca discussão com os sindicatos, foi agendada a reunião que culminou com a proposta final semana passada que será apreciada pelos trabalhadores. Tanto para o ACT quanto para o PPR.

 

REPRESENTATIVIDADE NET

Este é o primeiro ano cuja negociação considera a representatividade dos trabalhadores da NET pelo SINTTEL-CE. E a proposta é abrangente para todos do Grupo Claro. Apesar do SINTTEL-CE ter cobrado em mesa a diferença de dois meses desde o último reajuste NET em relação a Claro/EBT, a empresa apresentou a proposta com única para todos. Assim, tanto a proposta para ACT quanto para o PPR é igual para todos.

Como justificativa, a empresa alega e argumenta que os resultados do PPR 2018 melhoram no último trimestre e tem melhor perspectiva para o final de ano.

 

PROPOSTA ACT 2018

Reajuste salários: 2,12%

Piso: 2,12%

Retroativo a data base e exclui gerentes e diretores.

EM JANEIRO: 1,30% aplicado nos salários após o reajuste de 2,12%

VA/VR: 3,64%

Aux. Creche: 3,64%

Aux. PNE: 3,64%

Aux. Medicamentos: 3,64%

P/todos os benefícios - 3,64% retroativo a data base.

 

PACOTE DE PRODUTOS - (NOVO)

Reivindicação antiga dos trabalhadores tornou-se balizadora da negociação deste anto. A CLARO atendeu, em parte, e oferecerá para seus empregados o desconto de 30% em seus produtos comercializados: Combos NET, Pacotes e planos celulares e fixo, Internet,  Claro TV, isto para o empregado e seus dependentes diretos.

Venda de aparelho a preço de custo 1  vez por ano p/o empregado, na data do seu aniversário.

 

PPR 2018 AVANÇA COM ELEGIBILIDADE 30 DIAS

Após a negativa nas assembleias a empresa veio para a negociação e cedeu ao concordar com a reivindicação do SINTTEL-CE desde 2016 = elegibilidade 30 dias. Ou seja, quem tiver trabalhado por até 30 dias terá direito proporcional no ano ao PPR. Na reunião ainda foi apontado o resultado parcial até outubro para ilustrar a deliberação dos trabalhadores sobre a proposta tendo sido mantidas as demais condições equivalentes a 2017.

Pagamento até 31 de março/2019;

Sem antecipação

Alterou a elegibilidade p/30 dias.

Caso seja aprovada a proposta:O reajuste e retroativos serão pagos no dia 12/12

Reajuste de VA/VR e retroativos na data da carga no final do mês de Dez.

Compromisso: voltar a reunir até março/2019 para discutir PPR 2019 e rotinas. Há muitos casos colhidos pelo SINTTEL-CE já na lista. Alguns já adiantados a empresa. Outros serão abordados de forma mais profunda.

 

RESULTADO DA PPR PROPORCIONAL ATÉ OUTUBRO

Areas Corporativas:  2,37 salários;

Unidade Pessoal (Claro): 2,38 salários;

Unidade Residencial (NET): 2,06 salários;

DTH (Claro TV): 1,83 salários;

Unidade Empresarial (Embratel, Star One): 1,38 salários.

 

 

 

E D I T A L     D E   C O N V O C A Ç ÃO

O Diretor Presidente do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORAS DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ - SINTTEL-CE, entidade constituída para coordenação, defesa e representação legal dos trabalhadoresdasempresas operadoras de serviços de telecomunicações, convoca, de acordo com o artigo 57-e, do Estatuto, todos os (as) trabalhadores (as) das empresas especialmente CLARO S/A, EMBRATEL TVSAT LTDA, TELMEX DO BRASIL LTDA, STARONE S/A, EMBRATEL S/A, e NET BRASIL, a comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 29 denovembro de 2018, às 8h00m, em primeira convocação, e na falta de quorum mínimo estabelecido pelo estatuto social, a partir das8h30m, em segunda convocação, com qualquer número, a realizar-se na Av Pontes Vieira, 1554 – Dionísio Torres –Fortaleza-CE,a fim de deliberarem a seguinte ordem do dia: 1-Apreciação e deliberação daproposta da empresa para Acordo Coletivo de Trabalho 2018; 2 – Apreciação e deliberação de proposta para Programa de Participação nos Resultados 2018; 3 – Outros assuntos correlatos.

 

Fortaleza-CE, 26 de novembro de 2018

João Cezar Barbosa de Assis

Diretor Presidente

 
 

 
Veja mais
  • CONCENTRIX - DEPOIS DE MUITA INSISTÊNCIA, SINTTEL-CE ARRANCA PROPOSTA E CONVOCA ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR
  • PRESTADORAS PLANTA EXTERNA - SINTTELCE CONVOCa TRABALHADORES PARA AVALIAR PROPOSTA PARA CCT 2018/ 2019
  • Não dá mais para esperar - SINTTEL-CE CONVOCA TRABALHADORES PARA MOBILIZAÇÃO JÁ
  • SINTTEL-CE CONVOCA TRABALHADORES DAS PRESTADORAS, PARA DELIBERAR PROPOSTA DA PPR 2018
  • Novo presidente da Anatel é contra limitar internet fixa... por enquanto
  • SINTTEL-CE CONVOCA TRABALHADORES DA LOGOS PARA APRESENTAR PROPOSTA DO ACT/ 2019
  •