SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

PERSEGUIÇÃO E DESCASO DA OI COM SEUS EMPREGADOS PEDE MOBILIZAÇÃO

TRABALHADOR - 05/07/2017

Ao atender o convite do SINTTEL-CE, para entregar documentação relativa ao processo do Café da Manhã, em andamento ainda da antiga Teleceará, quatro trabalhadores jamais imaginariam que seriam alvo de punição.

Porém foi exatamente o que aconteceu. Em um ato considerado descabido, a OI suspendeu os trabalhadores que participaram do encontro para resgaste, observações e levantamento sobre os benefIciários do “café da manhã”, instinto pela Telemar sem o devido acordo com o SINDICATO.

Mesmo repudiando tal atitude da operadora, o SINTTEL-CE entrou em contato, por email, com os representante legais da empresa, no Rio de Janeiro, a fim de solicitar a revogação dessa punição. Até agora não há resposta ao email da cobrança. Por ligação, a empresa alegou que não há nenhum abuso por parte dos gerentes. Replicamos que o fato causou alto transtorno entre os companheiros e dessa forma, insistimos no pedido.

IMPORTANTE

Vale lembrar, que nem todos os trabalhadores têm direito ao benefício Café da Manhã. Apenas os que preenchem os seguintes requisitos:

·      Demitidos até 02/11/2007;

·      Quem era beneficiário do Café (trabalhadores de campo e dos serviços de construção e manutenção de rede);

·      Quem tinha o benefício recolhido pelo contra cheque.

NÃO É DE HOJE

Ainda no mês passado, o SINTTEL solicitou permissão para realização de vistoria nos prédios da OI após detectar várias irregularidades de ordem de segurança e saúde ambiental. Totalmente prevista no Acordo Coletivo da empresa, a solicitação foi descartada pela gerencia local, que sequer informou aos responsáveis pela Relação Sindical da empresa.

Ao ser questionada por uma resposta, o SINTTEL foi informado que tal ofício não é do conhecimento da Gerencia de Relações Sindicais e ninguém sabe que destino teve o documento. São fatos que nos levam a ampliar as denúncias e avançar na mobilização na busca do respeito pela organização que está faltando por parte da Oi.

Muito além disso, o desrespeito se transforma em descumprimento da Lei e as consequências podem ser diferentes da simples troca ou protocolo de ofícios/e-mails. A mobilização pode gerar outras atitudes. Acompanhe e-mail enviado à empresa:

Boa tarde!    

 

O SINTTEL-CE tem mantido o diálogo e permanece nesse objetivo no tratamento das demandas geradas e encaminhadas pelos trabalhadores da Oi no Ceará. Ao mesmo tempo em que tratamos das novas, reforçamos e damos continuidade a ações e processos já em andamento.

Nesse contexto, provocado por demanda judicial por parte da empresa anterior, adquirida pela TNL OI - a TELEMAR, realizamos evento para resgate e observação/seguimento a demanda apontada - levantamento de beneficiários do antigo "café da manhã", suspenso pela TELEMAR sem o devido acordo com o SINTTEL-CE.

A Diretoria atual convidou os possíveis trabalhadores da Oi para um encontro na sede do sindicato que ocorreu dia 19/05. O objetivo principal era esclarecer os critérios e quem tem direitos no processo em curso - já em fase de execução - para informação (negada pela empresa no decorrer do processo) dos nomes dos beneficiários.

Para nossa surpresa, quatro companheiros que compareceram ao evento foram penalizados (suspensos) por seus gerentes em data posterior ao evento, ato totalmente descabido considerando o contexto.

Foram eles:

ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA

ANTONIO CARNEIRO DA SILVA

JACOB TAVARES DE FREITAS

RAIMUNDO NONATO DE CASTRO

 

Consideramos descabidas as sanções aplicadas e por isso solicitamos a REVOGAÇÃO de tais punições. Acreditamos na compreensão do momento e na necessidade redução das demandas trabalhistas e/ou seja, quais forem. Sabemos e acompanhamos o momento critico por que passa a empresa, mas não acatamos tal comportamento que em nada contribui para a manutenção da boa relação. Possuímos uma agenda própria aqui no CE e teremos que resgatar em reunião específica caso tais acontecimentos se repitam/se mantenham.

No aguardo de posição positiva,

Aguardamos,

João Cezar Barbosa de Assis

Diretor Presidente SINTTEL-CE

85 3281-6222