SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

EXPLOSÕES PRÉDIO OI - TRABALHADORES DENUNCIAM SEREDE POR COLOCAR SUAS VIDAS EM RISCO

OI - 01/10/2020

Era por volta das 13h, do último dia 24 de setembro, quando uma denúncia de explosão chegou ao SINTTEL-CE, por um trabalhador da SEREDE, prestadora da OI.
 
O fato teria ocorrido no prédio localizado na Av Santos Dumont, bairro Papicu, em Fortaleza.
De imediato, o presidente da entidade, João Cezar Barbosa, se deslocou para o local afim de averiguar o ocorrido e para saber se havia algum trabalhador ferido. Porém algo chamou atenção, ainda durante a denúncia do trabalhador.
No relato, foi dito que antes da explosão, um cheiro muito forte de gás tomou conta de salas e corredores do prédio, por volta das 10h30m.
Que mesmo sendo alertado, o supervisor continuava pedindo que todos voltassem aos seus postos de trabalho. A situação chegou ao ponto de um trabalhador desmaiar pelo forte cheiro do gás. Foi somente quando todos saíram e se deu as explosões
Questionado pelo presidente do SINTTEL-CE, por e-mail, o representante da empresa afirmou que tudo ocorreu conforme as normas de segurança.
Que a evacuação de forma imediata, tão logo foi detectado indícios de vazamento de gás e que tudo ocorreu antes mesmo da chegada dos Bombeiros pela brigada de incêndio da empresa o que garantiu a integridade física de todos os colaboradores.
De fato, ninguém se feriu, porém o trabalhador não precisava passar por nenhum tipo de risco.
Novas denúncias foram chegando, mesmo após as explosões e todas confirmavam a negligência e a demora da empresa em permitir a evacuação. 
Um fato grave dessa natureza, com registros, onde os trabalhadores exigem providências, não pode ficar sem respostas. Diante disso, o SINTTEL CE solicita que os fatos sejam apurados e que os responsáveis sejam apontados. Foram vidas que ficaram em jogo por ignorância técnica. ISTO É ABSURDO!
 
Por isso solicitamos:
a) que o SINTTEL seja comunicado do andamento dos fatos posteriores;
b) que nenhum trabalhador denunciante seja perseguido ou punido por ter tentado salvar vidas;
c) que todas as horas e ausências provocadas sejam abonadas e não sejam apontadas para efeito de PLR;
d) que este tipo de atitude não se repita.
 
Qual o motivo das Explosões 
Sem laudo oficial, a informação dada inicialmente pelos trabalhadores da Oi presentes teria sido pela perfuração de uma canaleta de gás por uma equipe de manutenção de rede de outra empresa, a MOBI TELECOM. Porém Bombeiros e Defesa Civil estão apurando o caso e em breve sairá o laudo pericial. O SINTTEL-CE acompanhará o caso de perto.