SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

SINTTEL PROPÕE SUPER REUNIÃO PARA RESOLVER ACT OI ATÉ O PRÓXIMO DIA 10

NOTICIAS - 30/11/2016

Através de uma mensagem do gerente nacional de Relações Sindicais e Trabalhistas, Alexandre Barros, a reunião marcada para o dia 29 de novembro foi cancelada, segundo o mesmo, por motivo de saúde, ficando assim, ausente da empresa e, por conseguinte, sem a devida articulação com seus superiores.

Sem forçar, para não manter um “jogo de faz-de-conta” só para manter o compromisso agendado, a Comissão  SINTTEL/FENATTEL propôs uma reunião de até três dias consecutivos (sendo os dias 6, 7 e 8/12). Também foi reforçada a ideia, já exposta na reunião com o presidente Marco Schroeder, que chegaria no máximo ao dia 10 de dezembro, com um entendimento em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

 

REUNIÃO ANTERIOR

Na sede da OI, em São Paulo, aconteceu no dia 17 de novembro, reunião entre o presidente da Oi, Marco Schroeder e também com os diretores de Gente e Gestão, Alexandre Sena e de Relações do Trabalho, Marcos Mendes e os representantes da FENATTEL, onde foi cobrado deles a abertura das negociações para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Na ocasião foi discutido o contexto difícil que seria essa negociação, mas era preciso buscar algo rápido, que trouxesse benefícios e, principalmente, tranquilidade aos milhares de trabalhadores envolvidos. Com isso, a operadora apresentou sua proposta sem nenhum tipo de reajuste. Em suma, congelando o atual ACT por um ano.

De imediato, a Comissão negou tal proposta, pois entende que o momento delicado que a empresa passa, não pode significar qualquer tipo de congelamento. Mesmo que não seja a melhor hora para discutir avanços, mas é preciso esforços para encontrar soluções reais para os trabalhadores.

 

PROPOSTA COMISSÃO FENATTEL

- Manutenção de todas as cláusulas do atual acordo e de seus anexos por dois anos;

- As cláusulas econômicas seriam reajustadas pelo INPC integral (8,5%);

- Antecipação do décimo - terceiro salário de 2017, em dezembro de 2016;

- Antecipação de metade de um salário do Placar, em dezembro de 2016;

- Tíquete extra no montante de R$ 1.000, em dezembro de 2016;

- Estabilidade no emprego por dois anos.

 

MOBILIZAÇÃO JÁ

Após a reunião e a confirmação da proposta da OI, o SINTTEL-CE irá convocar uma assembleia para deixar cientes os trabalhadores, que irão deliberar ou não, tal proposta.

Enquanto isso é preciso dar um basta em tanto desrespeito, assédio moral, pressão para bater as metas e aumento de demissões com justa causa sem motivos continuam a acontecer como uma ditadura imposta pela operadora aos seus trabalhadores.

O momento é de mobilização e o SINTTEL-CE estará junto com os trabalhadores para exigir mudanças significativas e não irá poupar esforços para denunciar e lutar sempre contra a toda e qualquer empresa que insistir em retirar direitos e praticar qualquer tipo de pressão e/ou assédio contra os trabalhadores.