DE FORMA ÁGIL, MPT DETERMINA QUE BRISANET SE MANIFESTE À PROPOSTA DO SINTTEL-CE
BRISANET - 26/02/2025

Conforme deliberado em Audiência de Mediação, realizada pelo Ministério Público do Trabalho, no último dia 17 de fevereiro, aonde o SINTTEL-CE e a BRISANET deveriam apresentar, em um prazo de cinco dias, suas manifestações para que o MPT possa fazer sua análise, para só então dar uma conclusão ao fato.
Porém, a BRISANET além de não cumprir o prazo determinado, que foi encerrado na última segunda, até o momento não há registro da sua manifestação.
Essa postura demonstra total descaso também com a determinação do Ministério Público do Trabalho.
Já dentro do prazo estabelecido, além de se manifestar, o SINTTEL também apresentou uma contra proposta (ver abaixo) e documentos em anexos, entre eles:
1. Proposta apresentada ao SINTTEL-RN;
2. Informativo do SINTTEL-CE aos Trabalhadores;
3. Notificação – SINTTEL-BA;
4. Link de Desempenho BRISANET.
Tais documentos comprovam o descaso que a BRISANET vem tratando a Negociação Salarial ainda do ano de 2024, bem como seus trabalhadores que estão sofrendo desrespeito, assédio e pressão por parte da empresa, que vem incentivando suas lideranças (gerentes e supervisores) a promoverem reuniões com o único intuito de produzir abaixo assinado para forçar a convocação de uma Assembleia e assim aprovar sua proposta ruim.
Aliás, especificamente obre esse assunto no nosso documento enviado a Procuradoria consta o seguinte:
"Que, promoveu reuniões incentivando os trabalhadores a produzirem abaixo-assinados, entre outras ações incompatíveis com a boa relação a ser cultivada de forma democrática e respeitosa, visando forçar o sindicato a chamar assembléia para apreciação da proposta da empresa recusada em mesa de negociação, por não atender minimamente os anseios dos trabalhadores, em perfeita consonância com propostas congêneres das empresas concorrentes no mercado de telecomunicações;"
"Que, com esse comportamento a Brisanet está praticando ato antissindical ao promover campanha para aprovar acordo que prejudica os trabalhadores;"
Serve para registro que o SINTTEL-CE, recebeu denúncias e tomou conhecimento da existência de e-mails, mensagens, vídeos e áudios que comprovam a denúncia feita pelos próprios trabalhadores. E vale lembrar que esse tipo de comportamento, como dito anteriormente, se caracteriza como postura antissindical, E ISSO É CRIME!
Neste contexto todo, há um ponto positivo. O MPT demonstrou interesse em resolver e finalizar essa situação o quanto antes e de forma ágil, pois já determinou que a BRISANET se manifestesse à Contra Proposta apresentada pelo SINTTEL-CE no prazo de 15 dias. Ou seja, a partir de agora, já começa a se ver uma luz no fim do túnel .
CONTRA PROPOSTA DO SINTTEL-CE
1. Abono de Seiscentos Reais para compensar o reajuste de 7,5% a partir de janeiro/2025;
2. Pisos e salários iguais, independentes da localização e realização do serviço – capital ou interior;
3. Plano de Saúde, conforme proposto pela empresa, extensivo a todos os trabalhadores;
4. Transporte alternativo próprio ou ajuda de custo em conformidade com a legislação.