SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

SINTTEL/LIVRE COBRAM MELHORIAS NO PLANO DE SAÚDE DA CLARO

CLARO

Em reunião provocada pelas pendências que ficaram, ainda da negociação do Acordo Coletivo 2023, a Comissão Nacional de Negociação da Federação LIVRE esteve na última quarta (21/11), em São Paulo, na sede da CLARO para discutir a maior e mais problemática demanda que aflige os trabalhadores da empresa em todo o pais: O Plano de Saúde.
 
Durante a reunião, João Cezar Coordenador da Comissão LIVRE e presidente SINTTEL-CE, apontou que são diversos os registros de reclamações por parte dos trabalhadores, complementados pelos demais membros da Comissão presentes a reunião. Desde a saída de profissionais, cancelamento de atendimento de emergência, dúvidas na lista de profissionais e clinicas que constam no site da operadora, mas que não atendem mais ao Plano fornecido pela CLARO, fato que gera até a descontinuidade de tratamentos. 
 
O plano cobre reembolso quando não há profissionais ou clinicas que atendam a demanda existente, entretanto, o valor irrisório do reembolso é de R$ 60, o que aumenta a despesa dos trabalhadores que já pagam coparticipação sempre que fazem uso do plano. Já o plano odontológico, de outra operadora, não cobre, por exemplo, implante dentário. Na ocasião, Virginia Berriel (também da Comissão LIVRE e diretora SINTTEL-RJ) citou exemplo do Rio de Janeiro, onde não foram encontrados na lista de credenciados Ginecologistas, dermatologistas e nem cardiologistas.
A CLARO aponta questões econômicas e explicita que a inflação “médica” tem curva bem mais acentuada que a inflação normal e que a sinistralidade precisa ser administrada no plano. 
 
Outro fator importante que também foi registrado é a investigação de fraude. Tanto na geração de reembolso de valores pagos pelos trabalhadores, quanto  é ampliação do valor dos recibos e também  no lançamento de procedimentos não realizados por parte dos profissionais e clínicas credenciadas.
 
A CLARO ainda afirmou o transtorno ocorrido na última movimentação e mudança dentro do próprio plano quando a lista de credenciados disposta no site não é a mesma lista real. Por isso, muitos tentavam acesso a determinados procedimentos e não encontravam clinicas ou especialistas. Porém, isso foi falha do gerenciamento interno do plano, o que foi corrigido, segundo a CLARO. 
 
Após mais de uma hora de apresentação de demandas e tentativas de esclarecimentos por parte da empresa, alguns procedimentos foram ajustados. Mas vale deixar claro, que nem sempre a demanda que é constatada pelo trabalhador ou seu dependente,  que fica sem solução, chega ao SINTTEL-CE.
 
O QUE FICOU ACERTADO?
Apontamos ações para os três interessados em solucionar ou, no mínimo, melhorar e minimizar as demandas geradas pela atenção a saúde: a empresa, o SINTTEL e o trabalhador (a). Vejam a seguir o que acertamos nessa reunião:
 
 
RESULTADO PARCIAL PPR 2023
 
Ao final da reunião, a empresa nos atendeu e informou os dados parciais da apuração do PPR 2023 até outubro:
 
Empresarial: 52,44% = 1,89 salarios
 
Corporativo: 73,19% = 2,63
 
Consumo: 79,13% = 2,85